1.
MARCOS TEÓRICO-CIENTÍFICOS QUE DEVERÃO NORTEAR O PROJETO
Ao
falarmos em PROJETO POLÍTICO
PEDAGÓGICO A PARTIR DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, deve-se ter em
mente o que se entende por; projeto? (plano, intento, desígnio.
Lançar à diante) .Neste caso, referindo-se a educação, no nosso entendimento,
seria a visão antecedente do
desenvolvimento do processo
ensino aprendizagem, que se quer ministrar.
O que se entende por
político? São várias as
concepções e divergências sobre a concepção do que seja política.Dependendo da
especificidade e natureza do campo em que o termo é empregado ele toma diversos
sentidos. Na acepção popular, sempre se refere ao sentido vulgar, englobando a
vida coletiva das organizações políticas: eleições, partidos, atividades dos
órgãos governamentais e dos órgãos individuais sobre determinados aspectos. No
sentido verdadeiro trata-se da atitude e orientação do governo em relação a certos assuntos. Como
exemplo: política financeira, política do café, política agrícola, política da
educação, etc.. Conjunto de processos, métodos, expedientes e ardis para
conseguir , conservar e exercer o poder.” Machiavel (1469-1527). “Política é a
arte de governar”.Bluntschli, (!900). Para os cientistas e estudiosos
contemporâneos juristas e sociólogos seria o conhecimento sistemático dos
fenômenos políticos, isto é, do Estado como fato político, que engloba os
demais fatos políticos. Nesta compreensão, o Estado no mundo hodierno exerce
influências sobre o homem e todos os fatos ocorridos, de modo que nenhum acontecimento deixa de sofrer a influência
política. “Em um mundo, onde o coeficiente político influi sobre todas
atividades humanas, a ciência política não tem praticamente outros limites
senão os que lhe impõem as insuficiências da inteligência humana ante a
totalidade dos problemas da vida social”. Burdeau-Trité de Science Polítique,
vol.. I, avant propos. (in ed. Globo 1961). Referindo-se a educação, Bernard
Charlot em seu livro A Mistificação Pedagógica, dedica um capítulo , onde
procura abordar e afirmar: que a educação é política e política é educação.
Ele diz textualmente:” Dizer da
educação, ou da escola ,ou dos programas ou do controle pedagógico, etc..que
são políticos não é, ainda, dizer grande coisa. Tudo é política, pois a
política constitui uma certa forma de totalização do conjunto das experiências
vividas numa sociedade determinada. Eleições, uma greve, a aposta em corrida de
cavalos, a seca, um jogo de futebol, uma bofetada, etc..todos esses
acontecimentos têm uma significação política. Mas eles não são políticos da
mesma maneira. Alguns são políticos por definição: as eleições, por exemplo.
Outros são políticos, enquanto são conseqüências da organização econômica,
social e política da sociedade; uma greve por exemplo, é, antes de tudo, um fenômeno
econômico, mas não tem igualmente um sentido político na medida em que coloca
em causa a organização social do trabalho. Outros acontecimentos são políticos
porque tem conseqüências políticas: a seca é um fato climático que coloca
problemas econômicos com repercussões sociais e políticas. Outros
acontecimentos, ainda, só são políticos na medida em que desviam os indivíduos
dos problemas políticos, trazendo um exutório a suas frustrações sócios
políticas: aposta em corrida de cavalos ou jogo de futebol, por exemplo.
Finalmente, o sentido político de certos fatos é somente muito indireto: a
bofetada é um ato repressivo, e pode-se
considerar que prepara a criança para a obediência social e política, mas sua
significação política não é nem imediata e nem direta. A saturação em política
e as modalidades de politização dos fenômenos sociais são, portanto, muito
variáveis, apesar de todos, direta ou indiretamente, terem implicações
políticas.. Não basta , portanto, afirmar que a educação é política. O verdadeiro
problema é saber em que é política.” CHARLOT, Bernard. 1996.
Neste
sentido,Charlot chama atenção para quatro aspectos que se articulam uns com os
outros, e que no nosso entendimento, devem ser levados em consideração ao se elaborar um projeto político pedagógico.
São eles:
a)A educação transmite os modelos sociais.
Que modelos são estes? Comportamentos que prevalecem na sociedade, são modelos
de trabalhos, de vida, de troca, de relações afetivas, religiosas, etc... Estes
modelos são transmitidos, seja por contato direto com a sociedade, seja sob a
forma de normas teorizadas de
comportamento. A sociedade não é um todo homogêneo vinculando modelos de
comportamento que fazem a unanimidade de seus membros. A sociedade compreende
grupos diferentes, perseguindo suas próprias finalidades, tendo uma
organização interna específica, e
elaborando modelos particulares de
comportamento (grupos religiosos, culturais, sindicais, esportivos, políticos,
etc..). Cada grupo social e cada classe social engendra comportamentos que lhes são próprios e tido como ideais. O
conflito social é o conflito de classes, portanto é uma luta entre
classes-dominante e dominados. Política é a expressão, ao nível do poder de
Estado e da luta para conquistar esse
poder, e dos conflitos profundos que agitam a sociedade global. A política
exprime relações de forças, inclusive entre ideais opostos.
b)A educação forma a personalidade.
A
educação é política porque forma a personalidade segundo normas que refletem as
realidades sociais e políticas. Podemos verificar esta influencia na formação
das pessoas no que se refere ao superego, na medida que estabelece barreiras de
censura estabelecendo normas sociais.. Neste entendimento a educação é
política quando constrói a personalidade a partir de bases
psicológicas que têm uma significação política.
c) A educação difunde idéias políticas.
A educação é política na medida em que transmite
idéias políticas sobre a sociedade, a justiça, a liberdade, a igualdade, etc.... A educação
inculca na criança idéias de sociedade, padrões comportamentais que devem
satisfazer esta mesma sociedade.
d)A educação é encargo
da escola, instituição social.
A
educação é política na medida que é encargo da escola, instituição social cuja
organização e funcionamento dependem das relações de forças sociais e
políticas. A escola é uma instituição educativa.A escola ensina a criança a
controlar seus impulsos sexuais, agressivos, facilitando a sublimação e
inculcando certas idéias., do certo e errado dos direitos e deveres. A escola
por sua vez adota uma postura própria no trato com a educação e detém um
sentido político. A escola neste sentido constitui-se em campo de luta de
classes. A escola não pode furtar-se de seu papel político uma vez que ela
propaga a educação e esta tem um sentido político. Depende a escola , quanto ao
seu papel político, de muitas formas de sociedade, isto é ,quer de um grupo
social (Igreja, municipalidade, partido político), quer de um poder de Estado,
que exprime os interesses da classe dominante. A Educação, portanto, possui um sentido político e é um fenômeno de
classe social. È nesta direção que devemos, dentro da área da educação, entender a questão política.
O
que se entende por pedagógico? Compreende-se,
que o pedagógico trata da ciência e teoria da educação e do ensino. São as teorias, princípios que
norteiam o processo ensino aprendizagem a ser ministrado. São as idéias,
pensamentos, que regem o ensino. A teoria, deverá sempre ser respaldada por uma prática vivenciada e concreta.
Prática, que se torna “praxis” nas relações
que os sujeitos sociais do ato
educativo, estabelecem entre si. Todo o processo pedagógico implica em
processos metodológicos, que têm por base uma teoria que orientam todo
desenvolver do processo ensino aprendizagem.
Por planejamento de ensino, qual a
compreensão? O planejamento de ensino são procedimentos metodológicos,
sistemáticos, integralizáveis, graduais, que são respaldados por uma teoria e
com base em experiências vividas no passado, e vivenciadas no presente,
projetam para o futuro, todas as ações pedagógicas a serem desenvolvidas por um
sistema, por um curso ou por um estabelecimento de ensino com vistas aos objetivos a alcançar.
Por participativo, o que se entende?
Participação é compartilhar, dividir responsabilidades, influenciar nas
decisões, contribuir na construção do processo pedagógico a ser elaborado
e executado não só com a ideologia dos
pensamentos colocados, mas sobretudo, com a “praxis”a ser vivenciada, com os
sujeitos sociais do ato educativo. Esta ação implica, numa convivência de
pessoas que discutem, decidem, executam e avaliam atividades propostas
coletivamente.
Com
estas considerações, onde procura-se fazer uma pontuação sobre os marcos
teóricos-científicos, que norteiam o desenvolvimento do processo ensino
aprendizagem em uma instituição ou em uma escola, ou em um curso, chama-se à
atenção para a importância e o aprofundamento destes aspectos, que
necessariamente, deverão orientar todo o projeto político pedagógico a ser
encetado, pois é a partir destes entendimentos, que os critérios serão
adotados para se construir uma proposta
pedagógica .
QUAIS OS PASSOS QUE DEVERÃO SER ADOTADOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO, A PARTIR DE UM PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO?
Feitas as considerações preliminares, pode-se pensar em traçar um plano estratégico de ações, que permitam a
se chegar aos objetivos previamente
determinados para desenvolver o projeto político pedagógico, que se quer
construir. A ação a ser desenvolvida, em sua essência, adota como pressuposto a
participação de todos envolvidos no processo educativo. Quem, então, deverá
participar? Os sujeitos sociais do ato educativo- o PROFESSOR, o ALUNO
e a SOCIEDADE
para que juntos possam traçar e definir que tendência pedagógica
adotar. Qual? liberal ou progressista? Para esta definição promover-se-ão
discussões com todos os seguimentos da comunidade escolar, pois só a ela cabe
dizer que tipo de homem deve ser formado e que conhecimentos devem ser
construídos em sua formação, que a
sociedade necessita. Com este procedimento, aproxima-se a escola da sociedade
fazendo-a como mediadora entre o desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem e as reais demandas da sociedade onde a instituição encontra-se inserida. Neste
sentido, a universidade tem embutida em
seus objetivos já, estratégias que dão margem real para promover esta vinculação,
quando assegura que seus objetivos
maiores são: o ENSINO, a PESQUISA e a EXTENSÃO. Feitas
estas colocações, procura-se delinear os passos a seguir para construir um projeto político
pedagógico, a partir de um planejamento, de fato, participativo? Vejamos as
etapas relacionadas:
a)Primeiro
momento- realiza-se-á um estudo holístico das relações existentes entre a
instituição e o contexto onde ela insere-se. Analisa-se os fatores
determinantes e condicionantes, econômicos, sócio-culturais, políticos em
diferentes níveis presentes nas relações escola e sociedade. Visa-se o interesse
dos educandos para o qual, o projeto político pedagógico, está sendo
construído. Ao término deste estudo
tem-se um diagnóstico da realidade concreta e contextualizada das verdadeiras
demandas e interesses existentes. Concluído este estudo passa-se para a fase
seguinte.
b)
Diante do quadro constatado: Que objetivos
políticos-sociais-técnicos-pedagógicos deverão ser adotados? Isto implica dizer. Que homem eu quero
formar? Para qual sociedade este homem está voltado? Neste momento, já deverão
os participantes ter definido que tendência pedagógica adotarão, pois esta
postura norteará todos os procedimentos metodológicos e epistemológicos a serem
adotados na construção do projeto político pedagógico: Como será a escola e que
papel desempenhará ? Que perfil de professor será priorizado? Como o aluno será
visto? A relação professor aluno como acontecerá ? Que pressupostos científicos
teórico-práticos deverão ser adotados no desenvolvimento do processo ensino
aprendizagem? Quais os conteúdos a serem construídos? Que procedimentos
metodológicos serão empregados? Estas questões, deverão ser analisadas por
todos, estudadas, aprofundadas e
definidas coletivamente .Em um processo de ensino que se propõe transformador
os objetivos estarão voltados para a aquisição, reelaboração e produção de
conhecimentos o que implica em ações reflexivas críticas, curiosidade
científica, investigação e criatividade.
c)Os conteúdos escolares fazem parte do
currículo escolar, todavia deverão ser analisados e constatados o que é
realmente estrutural básico essencial e o que representa como secundário a ser
aprendido. Situação que deverá ser indicada pela realidade concreta existente.
“Se os professores e alunos exercem o poder de produzir novos conhecimentos a
partir dos conteúdos impostos pelos currículos escolares, estarão de fato
consolidando seu poder de contribuir para a transformação da sociedade.” PAULO
FREIRE (1987). Portanto, percebe-se que existe uma vinculação necessária entre
os objetivos estabelecidos e os conteúdos a serem desenvolvidos.
d) Com objetivos e
conteúdos definidos, passa-se para articular que procedimentos metodológicos
deverão ser adotados para concretizá-los e atender aos vários níveis da
aprendizagem desejada? Que
estratégias de ensino serão adotadas-métodos, técnicas e recursos de ensino
necessários? Estas condições estão voltadas naturalmente, para o projeto de
vida que possuem os alunos, núcleo do processo ensino aprendizagem.
e) Organizados os procedimentos
metodológicos, em seguida traça-se à sistematização do processo de avaliação da
aprendizagem. Um projeto que visa e privilegia a construção do conhecimento
e a criatividade dos alunos, a avaliação terá um caráter de acompanhamento
desse processo. Não se prioriza quantidade mas, sobretudo, a qualidade da
reelaboração e produção do conhecimento. Esta ação, por sua natureza, é
contínua, dinâmica e holística. Com esta seqüência de ações delineadas,
chega-se ao término dos momentos que deverão orientar o projeto político
pedagógico a ser construído.
CONCLUSÃO
Diante do
que foi exposto, pode-se chegar a diversas conclusões:
As ações a
serem desenvolvidas em um sistema formal de ensino não podem ser realizadas de
forma expontânea, passa, essencialmente, por uma ação sistemática, gradual. integralizadora
e flexível de um planejamento concreto pedagógico, voltado para atender as
demandas reais da sociedade. É intencional, por esta razão, faz-se necessário
um projeto minucioso do processo de ensino que se quer ministrar.
-O projeto
político pedagógico, com vistas a um
processo de compartilhamento social, não pode prescindir da participação
de toda comunidade, numa visão globalizante, para que se atenda as concretas
necessidades da sociedade. Enfatiza-se o compartilhar dos sujeitos sociais do ato
educativo-o professor, o aluno e a sociedade, onde cada um tem bem definido o
seu papel.
-O
planejamento, nesta perspectiva, assume as dimensões: social- política, científica-técnica
e humana em sua plenitude. A visão globalizante e integradora é considerada
durante todo o tempo do desenvolvimento do projeto em todos os níveis, com a
participação coletiva assegurada.
-O projeto,
encontra-se devidamente instruído e suas
ações estratégias delineadas, prontas para serem realizadas, mas é o caminhar
que irá determinando o fazer pedagógico. Portanto, não existe um projeto
político cabalmente pronto, porque o dinamismo dos procedimentos metodológicos
determina como as ações deverão ser executadas e cada passo aperfeiçoado, de modo a atender os
interesses dos sujeitos sociais do ato educativo. O projeto deverá passar por
um processo contínuo de avaliação, com o fim de aprimorá-lo.
-O currículo
nortear-se-á tomando por base os fatores determinantes e condicionantes: os princípios filosóficos a serem
adotados na formação do homem, traduzido pela tendência pedagógica admitida.; os princípios legais, regulamentares e
disciplinadores que regem os currículos os quais devem estar atualmente sob a
égide da nova LDB(Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996) ; os princípios sociais, que devem corresponder às verdadeiras
demandas, no que concerne ao sistema de produção, mercado de trabalho e o
projeto de vida, dos alunos, para os quais o processo é dirigido.
-O projeto
implantado não esta pronto e acabado, mas deverá sofrer, ao longo do
desenvolvimento, adaptações e correções através de avaliações constantes, não só do projeto em si, mas de todo o
desenvolvimento do processo ensino aprendizagem. Este projeto,
conseqüentemente, será diferente de muitos outros, uma vez que se encontra
respaldado pela comunidade escolar diretamente interessada, a qual é partícipe
no desenvolvimento do processo ensino aprendizagem a ser construído.
Este é o
nosso entendimento sobre o assunto.
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