
Como identificar os problemas na aprendizagem 
Uma criança com problemas de aprendizagem, pode ter um nível normal de inteligência, de acuidade visual e auditiva. É uma criança que se esforça em seguir as instruções, em concentrar-se, e portar-se bem em sua casa e na escola. Sua dificuldade está em captar, processar e dominar as tarefas e informações, e logo a desenvolvê-las posteriormente. A criança com esse problema não pode fazer o que outros com o mesmo nível de inteligência podem conseguir.
A criança com problemas específicos de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. Seus padrões neurológicos são diferentes das outras crianças da mesma idade. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade.
Como detectar problemas de aprendizagem nas crianças
Não é nada difícil detectar quando uma criança está tendo problemas para processar as informações e a formação que recebe. Os pais devem estar atentos e conscientes dos sinais mais frequentes que indicam a presença de um problema de aprendizagem, quando a criança:
- Apresenta dificuldade para entender e seguir tarefas e instruções.
- Apresenta dificuldade para relembrar o que alguém acaba de dizer.
- Não domina as destrezas básicas de leitura, soletração, escrita e/ou matemática, pelo que fracassa no trabalho escolar.
- Apresenta dificuldade para distinguir entre a direita e a esquerda, para identificar palavras, etc. Sua tendência é escrever as letras, palavras ou números ao contrário.
- Falta-lhe coordenação ao caminhar, fazer esportes ou completar atividades simples, tais como apontar um lápis ou amarrar o cordão do sapato.
- Apresenta facilidade para perder ou extraviar seu material escolar, como os livros e outros artigos.
- Tem dificuldade para entender o conceito de tempo, confundindo o “ontem”, com o “hoje” e/ou “amanhã”.
- Manifesta irritação ou excitação com facilidade.
Características dos problemas de aprendizagem
As crianças que têm problemas de aprendizagem, com frequência apresentam, segundo a lista obtida do “When Learning is a Problem/LDA (Learning Disabilities Association of America)”, características e/ou deficiências em:
Leitura (visão) 
A criança se aproxima  muito do livro; diz palavras em voz alta; assina, substitui, omite e  inverte as palavras; vê duplicado, pula e lê a mesma linha duas vezes;  não lê com fluidez; tem pouca compreensão na leitura oral; omite  consoantes finais na leitura oral; pestaneja em excesso; fica vesgo ao  ler; tende a esfregar os olhos e queixar-se de que coçam; apresentam  problemas de limitação visual, soletração pobre, entre outras.  
Escrita
A  criança inverte e troca letras maiúsculas; não deixa espaço entre  palavras e não escreve em cima das linhas; pega o lápis desajeitado e  não tem definido se é destro ou canhoto; move e coloca o papel de  maneira incorreta; trata de escrever com o dedo; tem o pensamento pouco  organizado e uma postura pobre, etc. 
Auditivo e verbal
A  criança apresenta apatia, resfriado, alergia e/ou asma com frequência;  pronuncia mal as palavras; respira pela boca, queixa-se de problemas do  ouvido; sente-se enjoado; fica branco quando lhe falam; depende de  outros visualmente e observa o professor de perto; não pode seguir mais  de uma instrução por vez; põe a televisão e o rádio em volume muito  alto, etc.  
Matemáticas
O aluno inverte os  números; tem dificuldade para saber a hora; pobre compreensão e memória  dos números; não responde a dados matemáticos, etc. 
Social / Emocional 
Criança hiperativa, com baixa auto-estima e atenção.